Notícias

“National Automatic Door Day” (Dia Nacional da Porta Automática)

Hoje, dia 19 de março, nos Estados Unidos, celebra-se o “National Automatic Door Day” (Dia Nacional da Porta Automática, em português). As portas automáticas fazem parte do nosso quotidiano. Mas quando é elas surgiram? Quem inventou a primeira porta automática?

Temos que voltar ao primeiro século depois de Cristo e à região do Egito romano. Foi lá que o matemático Heron de Alexandria inventou o primeiro portão automático conhecido. A primeira aplicação usou o calor de um fogo aceso pelo sacerdote do templo da cidade. Depois de algumas horas, a pressão atmosférica acumulou-se num recipiente de latão, fazendo com que ele bombeasse água para recipientes adjacentes, por meio de um sifão. Esses recipientes agiam como pesos que – por meio de uma série de cordas e roldanas – abririam as portas do templo mais ou menos na hora em que as pessoas chegassem para orar.

Fonte: Kotsanas Museum of the Ancient Greek Technology
Fonte: Kotsanas Museum of the Ancient Greek Technology

Apesar de ser muito avançado para a sua época, o matemático não conseguiu estabelecer o seu sistema em muitos outros locais. Os habitantes consideravam mais fácil e eficaz abrir uma porta pela força humana ou usando animais de carga.

Dezenas de séculos depois, em 1931, os engenheiros Horace H. Raymond e Sheldon S. Roby projetaram o primeiro modelo de um dispositivo fotoelétrico que aciona a abertura de uma porta automática. A invenção foi patenteada e instalada no Wilcox’s Pier Restaurant em West Haven, Connecticut, nos Estados Unidos. O dispositivo foi apreciado pelos empregados de mesa daquele local, pois, assim, podiam andar com as mãos ocupadas por pratos e copos sem precisar usá-las para abrir a porta.
Todo o sistema mais a instalação foi vendido por 100$.

Fonte: CBS News

Em 1954, Dee Horton e Lew Hewitt inventaram a primeira porta de correr automática, tudo isto para contornar as condições ventosas de Corpus Christi, Texas, nos Estados Unidos, pois as portas de batente ficavam difíceis de operar.
A porta automática usava um atuador de esteira. Em 1960, eles cofundaram a Horton Automatics Inc e colocaram a primeira porta de correr automática comercial do mercado.

Uma década mais tarde, em 1965, as portas automáticas foram destacadas na série norte-americana Get Smart. Num episódio, a personagem Maxwell Smart, interpretada pelo ator Don Adams, caminha por um longo corredor formado por dezenas de portas automáticas, mostrando a tecnologia e a segurança numa agência secreta do Governo Americano.

Fonte: Youtube

A nossa empresa, a Mário Graça Mendes, com sede em Leiria, é uma empresa familiar, que tem vindo a passar de geração em geração, estando atualmente na terceira. Fundada em 1964, centrou, desde sempre, o seu objetivo na fabricação e comercialização de Portas, Automatismos, Acessórios e Manutenção e Assistência, assumindo, desde sempre, a “liderança na inovação” do mercado.